top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • Foto do escritorKombozza Marketing Propaganda Marcas e Patentes

Melaço de cana como usar em:

Agricultura: Produtividade e qualidade



Um dos fatores de maior preocupação dos produtores rurais é, sem dúvida, a qualidade de sua safra. A busca por alternativas que elevem sua produção é cada vez mais comum, com o intuito de se destacar no mercado e, claro, ter melhor retorno financeiro.


O emprego do melaço de cana nas lavouras desperta o interesse produtores a cada ano. Além de fertilizante e adubo natural, o produto derivado da cana-de-açúcar já foi utilizado como protetor no campo contra geadas. Seus benefícios são constantemente ampliados, na velocidade em que a Agricultura se atualiza e moderniza.


Por ser totalmente natural, o melaço enriquece o campo com sua alta concentração ferro, potássio e cálcio, garantindo aumento na produtividade, uma fruticultura com qualidade ímpar e queda de desperdício na hora da colheita.


Fruticultura brasileira: Eleva a qualidade



A aplicação do melaço de cana na fruticultura brasileira vem, cada vez mais, sendo discutida e estudada por produtores que buscam alternativas econômicas e que elevam a qualidade de sua safra.


Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), o melaço de cana tem se tornado grande aliado nas lavouras, resultando no crescimento da produtividade em até 15%. Além disso, gera uma economia quatro vezes maior do que a utilização de outros produtos.

Importantes mudanças já são notadas nos pomares que utilizam essa ‘adubação doce’, como também é conhecida. As que mais se destacam são as frutas com maior calibre, robustez e qualidade. 


Composto por ricos índices de potássio, cálcio, magnésio e fósforo, o xarope do melaço líquido é extraído da cana durante o processo de produção do açúcar. O procedimento permite a conservação de propriedades nutricionais e seu uso vem sem ampliado nos últimos anos. Na fruticultura, sua aplicação é feita através da fertirrigação – técnica que aplica fertilizantes através da água que irriga o campo.


Rações para animais de grande porte no campo:



O melaço de cana é um produto de extrema democracia que traz inúmeros benefícios para a agricultura brasileira. O exemplo desta versatilidade é sua variável empregabilidade no campo e nas cadeias produtivas, desde fertilizantes às rações para animais.

Poderoso xarope natural que deriva-se do processamento da cana-de-açúcar, o melaço de cana é um subproduto que, quando combinado com a alimentação industrializada para animais de grande porte, confere energia e estimula o paladar do ruminante, melhorando sua nutrição. Além disso, é facilmente aceito devido a sua alta palatabilidade e os resultados interferem, positivamente, na pelagem e na produção de carne e leite. Sua composição possui alto teor de fósforo, cálcio e diversos minerais essenciais para a saúde dos animais. Seu manuseio também é simplificado, dando agilidade para o produtor quando for oferta-lo no cocho.


Produção de soja:

    


O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) – órgão responsável pelo monitoramento do mercado agrícola brasileiro e geração de informações agropecuárias, bem como avaliações de safra e análise do mercado. Somente em 2022, o país exportou 126 milhões de toneladas de grãos, autenticando o atual título e gerando expectativas promissoras para os próximos anos.

 

Para atender a demanda crescente, o produtor que busca alternativas para manter a qualidade dos grãos e potencializar a sua safra deve investir em insumos que possam reduzir possíveis danos e estresses e, ao mesmo tempo, proporcionar a regeneração da lavoura para que não haja prejuízos em safras futuras. O único insumo capaz de atender todos os anseios citados é o melaço da cana – subproduto derivado do refinamento do açúcar, que resulta em um caldo rico em açúcares e com diversas utilidades na agricultura.


Fortalecendo a agricultura regenerativa/biológica, a Melaços Brasileiros vende melaço de cana, rico em açúcares e outros minerais preservando o solo e produzindo grãos mais saudáveis, além de diminuir ocorrência de pragas e contribuir com equilíbrio e sustentação na produção durante a rotação de culturas.


A empresa Melaços Brasileiros, pioneira na produção da matéria-prima, acompanha a velocidade do mercado e investe em seus produtos para que o agricultor tenha sempre o melhor custo. Há 50 anos, a empresa prioriza a qualidade do melaço e o zelo com seus clientes – do atendimento a logística.

    

Fonte: Melaços Brasileiros

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page