top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • Foto do escritorKombozza Marketing Propaganda Marcas e Patentes

Melaço o ano inteiro


O melaço da cana-de-açúcar é um produto resultante da etapa de centrifugação, no processo de fabricação do açúcar, a partir da cana-de-açúcar. Suas aplicações são inúmeras: desde o uso na mineração, cerâmica, produção de cimento e de papelão, até rações bovinas, suínas e avícolas.

Alguns usos interessantes do melaço incluem a agricultura, mais especialmente na horticultura, citricultura, na pulverização do milho e na cultura do café, em que é utilizado como atrativo alimentar no controle biológico de pragas e na proteção contra o estresse hídrico e geadas.


Na agricultura, o melaço é largamente utilizado como matéria-prima de fertilizante para plantas, visto que tem elevado teor de açúcar é alimento para bactérias saudáveis. Esses micro-organismos, que se alimentam do adoçante, têm a função de multiplicar nutrientes no solo, resultando em plantas com mais vigor e, consequentemente, elevando a produção.

Há, inclusive, registros do uso do melaço da cana-de-açúcar para potencializar o efeito dos inseticidas no combate à Helicoverpa Armígera, lagarta que pode atacar lavouras de soja. Neste caso, o melaço atrai inimigos naturais da Helicoverpa, como moscas e mariposas, afastando-a da soja.


Especificamente na pecuária, usa-se o melaço liquido em larga escala para alimentação de bovinos e equinos. Por ser fonte de energia e por dar mais sabor à ração, faz com que o animal tenha melhor aceitação da ração podendo, inclusive, reduzir o custo da alimentação.

Quanto ao uso na fundição, devido à viscosidade e facilidade de queima, o melaço é usado na confecção de moldes, sendo ainda utilizado para evitar trinca em peças fundidas. Em refratários, por exemplo, o subproduto da cana é excelente no controle da plasticidade. Além disso, o melaço substitui o piche eletrolítico no processo de produção de alumínio. As alternativas de uso não param por aí: o produto também participa do revestimento de forno e na massa de tijolo na indústria cerâmica, para dar consistência à porcelana e na fabricação de briquete em mineração.


Um dos diferenciais da empresa Melaços Brasileiros Ltda. é oferecer o melaço tanto líquido quanto o melaço em pó, para atender às necessidades de todos os tipos de clientes.

Para solucionar o gargalo de depender da safra de cana-de-açúcar para obter o melaço e utilizá-lo nestes diversos segmentos, a Melaços Brasileiros foi criada em meados de 1973, em Saltinho, interior de São Paulo, para armazenar e transportar este derivado o ano todo.


Por: Flávia Gutierrez

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page