top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • Foto do escritorKombozza Marketing Propaganda Marcas e Patentes

Melhore a suplementação do seu rebanho com a oferta de melaço de cana


O melaço é um subproduto de alta viscosidade obtido a partir da cana-de-açúcar. Conhecer esse produto é um diferencial que pode contribuir com a nutrição dos rebanhos, uma vez que a nutrição dos bovinos tem alta relevância para o seu desempenho e capacidade produtiva e, consequentemente, para o lucro financeiro dos criadores.

Levando em conta esse impacto e o melhor aproveitamento do melaço na nutrição dos bovinos, o presente artigo traz soluções que contribuem com a melhor performance do gado em sua propriedade. Continue lendo e confira!


Conheça as propriedades do melaço de cana


Devido a sua alta produtividade por área, a cana-de-açúcar ganhou espaço nas últimas décadas, representando muito bem o agronegócio paulista. É fato que, além do açúcar, outros produtos e subprodutos advêm da cana, como o etanol e o melaço.

Em contrapartida, o aproveitamento da cana na alimentação dos bovinos tem sido uma realidade de ganhos. O consumo do bagaço de cana por parte dos ruminantes é frequente, sendo ofertada também a cana triturada como opção de volumoso diretamente no cocho. Mas e quanto ao melaço? Quais as suas propriedades nutricionais?

Dependendo da forma como o melaço é produzido, na indústria ou na usina, obtêm-se algumas propriedades principais, tais quais:


  • Diferentes teores de sacarose;

  • Quantidades absolutas de cálcio;

  • Ferro em quantidades suficientes para impactar o organismo animal;

  • Magnésio, potássio e vitamina B6.


Conheça melhor o melaço de cana e implemente na nutrição do seu rebanho.


Levando em conta as necessidades nutricionais dos ruminantes para que alcancem melhores níveis de produção, incrementar a alimentação dos rebanhos com o melaço de cana pode ser considerada uma boa opção produtiva.


Conversão do melaço em MUB (Mistura de Baixa Umidade)


Diante das possibilidades do uso do melaço de cana na alimentação dos bovinos, há produtos no mercado que recebem a nomenclatura MUB, que significa Mistura de Baixa Umidade. Funciona basicamente como alternativa suplementar de nutrientes, agregando de 5 a 6% de proteína bruta (PB) na alimentação dos animais.

Esses produtos facilitam a digestibilidade e o consumo de matéria seca, além de favorecer o crescimento ruminal benéfico, permitindo que os problemas metabólicos comuns sejam melhor controlados.

Composto basicamente de melaço de cana enriquecido de fontes minerais, proteicas e vitamínicas, o objetivo é suplementar o consumo de matéria seca e aumentar a digestibilidade, já que atua diretamente na colonização de microrganismos ruminais específicos.


Melaço de cana para bovinos de corte


Ingredientes de baixo custo adicionados ao melaço de cana têm sido uma opção interessante para a formação de blocos nutricionais para a alimentação de animais de corte expostos à rigidez da escassez de nutrientes.


Quando tratamos de rebanhos de bovinos de corte, que sumariamente são criados em sistema extensivo, temos alguns fatores limitantes para alcançar o equilíbrio nutricional na maioria das realidades. Isso acontece devido aos sistemas de pastagens deficientes em nosso país, bem como pelo fato de existirem regiões com climas mais secos.


O gado de corte, embora seja mais resistente e rústico, também tem necessidades nutricionais específicas.


A partir dessa realidade, ao misturar ureia, sal, cal hidratado e minerais junto ao melaço e às fontes proteicas, tais como farelo de trigo, farelo de soja, milho, algodão e babaçu, obtém-se uma mistura bastante consistente que solidifica e pode ser oferecida em baldes ou mesmo como tijolo direto no cocho.


Essa mistura é de interesse dos animais, pois é altamente palatável e constitui uma boa opção nutricional, com elementos necessários à homeostase dos bovinos de corte. Com a presença de ureia e de outras fontes, a exemplo do farelo de soja, o melaço contribui como fonte energética que aumenta a palatabilidade dos alimentos, agradando o paladar dos animais.


Além disso, constitui uma opção interessante e completa em termos nutricionais para ofertar ao rebanho, especialmente considerando o alto custo dos concentrados, a predominância de pastos que precisam de manejo ajustado e as deficiências de minerais que os solos brasileiros apresentam, em geral.


Melaço de cana para bovinos de leite


No mesmo sentido, o gado de leite também necessita de um balanço nutricional adequado para não sofrer com desiquilíbrios da microbiota ruminal, que podem desencadear, principalmente, intoxicações e problemas metabólicos que refletem na produção de leite.


O gado de leite precisa de uma alimentação adequada para suprir suas necessidades basais e para atingir boa produção de leite, sendo bastante exigentes.


Certamente, o produtor de leite conta com a constância na lactação para ganhar seu sustento, ainda mais com o leite que é um produto altamente sazonal e tem reflexos diretos diante do mercado. Oferecer uma dieta nutricional balanceada de melhor custo é parte fundamental do processo e, mais uma vez, o melaço de cana é uma oportunidade de contribuir com o equilíbrio do organismo dos animais de forma pontual e econômica.


A alta digestibilidade dos subprodutos do melaço de cana, como o MUB (Mistura de Baixa Umidade), favorece a presença de microrganismos que consomem o ácido lático produzido. Isso, muitas vezes, ocorre devido a uma dieta rica em grãos, e essa alta digestibilidade contribui para a redução dos casos de acidose e de complicações metabólicas significativas.

No caso do gado de leite, as exigências são muito maiores em dietas com alto teor de amido. Dessa forma, complementar com compostos a base melaço de cana pode ser uma alternativa positiva, rendendo menores complicações e quadros indesejáveis.


Agregar valor por reduzir custos e fazer bom uso do melaço


Portanto, o agronegócio que movimenta as operações com a cana-de-açúcar está atrelado também ao melhor aproveitamento do melaço, que pode constituir excelente opção na nutrição dos bovinos, sejam eles de corte ou leite.


Fique atento às oportunidades do mercado e ofereça melaço de qualidade ao seu rebanho.


É necessário certificar-se da procedência e qualidade do seu melaço, mas sem sombra de dúvidas, vale a pena conhecer melhor e investir nesse composto para a alimentação dos seus animais.


E então, ficou interessado em ofertar melaço de cana na alimentação do seu rebanho? Entre em contato conosco e adquira agora mesmo o melhor melaço do país na Melaços Brasileiros.


Por: Concelina Cássia Leme

Médica Veterinária formada pela Universidade de Marília (UNIMAR), desde 2013. Especialista em Microbiologia Aplicada e Imunologia com ênfase em análises laboratoriais e Patologia Clínica de grandes e pequenos animais.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page